5 Dicas de marketing para indústrias para vender mais

Com o mercado cada vez mais competitivo, um planejamento estratégico eficiente é primordial na busca por resultados. Quando um negócio vende para outro negócio, por exemplo, não dá para não entender sobre marketing para indústrias.

Afinal, empresas costumam ter um processo para tomada de decisão muito mais racional e elaborado do que um consumidor final. 

Porém, muitas outras questões devem ser levadas em consideração e falaremos tudo sobre elas neste artigo.

Fique com a gente para conhecer as 5 dicas de marketing industrial que farão o mercado te notar!

Marketing para indústrias: você sabe o que é?

Em geral, o marketing para indústrias é conhecido como marketing B2B (“business-to-business”, que quer dizer “de negócio para negócio”). Basicamente, se trata de uma estratégia que visa desenvolver relações de longo prazo entre empresas.

Bem como mencionamos, o processo de vendas de uma empresa para outra é bastante complexo. As exigências são maiores, pois estamos falando de compras que envolvem lotes com milhares de um mesmo tipo de produto.

Além disso, é necessário que os preços sejam diferenciados para garantir a margem de lucro. Por essas e outras é que uma estratégia de marketing mal elaborada costuma colocar tudo a perder! 

Muitas vezes, aquele estabelecimento onde você sonha ver seu produto sendo comercializado, sequer sabe da sua existência.

Descubra as diferenças entre o marketing B2B e B2C

Enquanto as empresas B2B — como as indústrias — vendem para outras empresas, as B2C  (“business-to-consumer”, que quer dizer “de negócio para consumidor”) focam suas vendas direto no cliente, como o próprio nome sugere.

Além dessa diferença central entre as empresas B2B e B2C, confira a seguir outros três aspectos que merecem atenção:

  • Tomada de decisão: quando o cliente é um outro negócio, a tendência é que exista uma equipe de decisores para aprovar a compra. Por outro lado, o cliente final, não possui tal complexidade;
  • Campanhas publicitárias: empresas B2C costumam realizar promoções, ofertas e liquidações para atrair clientes, o que funciona muito bem. Todavia, negócios B2B precisam ir além e focar na solução que o seu produto oferece;
  • Estímulo da compra: clientes do negócio B2C tendem a ser motivados pela emoção quando realizam uma aquisição. Uma empresa que compra de outra, por sua vez, age com a razão, observando os números e o lucro.

Conheça 5 dicas infalíveis de marketing para indústrias 

Ainda que as diferenças devam ser consideradas, tanto no marketing B2C quanto no B2B é fundamental iniciar o planejamento de olho no público-alvo.

Assim, você conseguirá identificar quais são as “dores” dos seus clientes e como seu produto pode “curá-las”. Para tanto, os pilares do Inbound Marketing são extremamente relevantes: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

E para que esses pilares “parem em pé”, fique atento às 5 dicas de marketing industrial que vamos te apresentar agora!

1. Entenda sobre funil de vendas

Empresas costumam ter processos decisórios lentos e sistematizados. Por isso, é importante conhecer as etapas seguidas por elas até que fechem um negócio. Isso pode ser identificado através do funil de vendas:

1ª Fase: Realização de visitas no site/portal;

2ª Fase: Cadastro na base de e-mails;

3ª Fase: Recebimentos das mensagens de venda;

4ª Fase: Análise da oportunidade;

5ª Fase: Fechamento do negócio.

2. Invista em marketing de conteúdo

Indubitavelmente, esta é uma excelente maneira de se tornar referência no assunto, desenvolver autoridade e se destacar da concorrência. Algumas ideias que podem ser colocadas em prática são:

  • Criação de um blog para postar textos semanais;
  • Produção de conteúdos relevantes para redes sociais;
  • Envio de e-mail marketing para estreitar relações.

3. Fortaleça sua presença digital 

Ao investir na criação de conteúdo, sua presença digital se fortalecerá e isso é imprescindível. Até porque, com o avanço da internet, quem não domina a estratégia de marketing digital para indústrias, fica para trás!

Entretanto, não se preocupe. Existem diversas formas de ser visto e até já citamos algumas delas por aqui: mídias sociais, tais como Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter, e-mail, blog, site e etc. 

Mantenha esses canais ativos!

4. Estabeleça sintonia entre o marketing e as vendas

Para que o planejamento estratégico seja efetivo, é essencial que o setor de marketing esteja alinhado ao de vendas. De tal modo, os modelos de persona e a segmentação de público, por exemplo, devem ser os mesmos.

Sem que haja essa integração de objetivos e prioridades, a empresa pode se prejudicar, já que essas duas áreas mantêm contato direto com o cliente. 

5. Nunca pare de estudar

Algo que será decisivo para o sucesso (ou fracasso) de uma estratégia de marketing para indústrias é o estudo continuado.

Sem pesquisar o mercado, se atualizar sobre seu produto e conhecer bem a concorrência, será bastante difícil se destacar. Portanto, não negligencie esta etapa do processo.  

Por que o marketing industrial é importante?

Já deve estar ficando claro para você que investir em marketing industrial coloca seu empreendimento em outro patamar, não é? Quando é visto, seu negócio ganha a oportunidade de mostrar as melhores soluções que ele tem a oferecer.

Consequentemente, mais clientes podem ser atingidos e chegar até você. Feito isso, as relações comerciais podem se estreitar, fortalecendo a confiança e consolidando uma parceria duradoura.

Dessa forma, o velho ditado que diz “quem não é visto, não é lembrado” está coberto de razão!

Como o marketing para indústrias ajuda o seu negócio?

Colocar seu produto à venda e esperar que os clientes cheguem até você, definitivamente não é uma estratégia inteligente. Todavia, seguir à risca um plano de marketing bem elaborado, sim!

Para que não restem dúvidas, elencamos alguns benefícios que sua empresa pode obter através desse planejamento.

Maior compreensão do público-alvo

Colocando em prática cada uma das dicas que sugerimos, sua visão de negócio será expandida. 

De tal maneira, você conhecerá mais a fundo as necessidades e preferências dos seu público-alvo. Assim, poderá se concentrar em atendê-las com maior assertividade.

Melhor análise e mensuração dos resultados

Através de todo conhecimento adquirido sobre o mercado, indicadores mais precisos poderão ser desenvolvidos. 

Resumidamente, dados concretos e objetivos permitem que mudanças sejam realizadas ou que resultados sejam mantidos. Afinal, só se pode ter clareza a respeito daquilo que é mesurado.

Aumento dos lucros

Ao se deparar com o real cenário no qual seu negócio está inserido, entendendo o comportamento do consumidor e da concorrência é possível investir adequadamente, evitando prejuízos e, claro, aumentando os lucros.

Para encerrar, vale ressaltar o seguinte: o marketing para indústrias deve ter como fundamento a comunicação voltada à garantia de desempenho e resultados. E não, exclusivamente, à realização de um desejo de consumo isolado.

Em outras palavras, não desperdice sua energia fazendo o que todos ao seu redor estão fazendo. 

Tenha foco, encare as especificidades do seu modelo de negócio e crie estratégias que realmente funcionem para ele!

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado. Se você realmente se preocupa com o desempenho da sua indústria, veja os 8 erros que acabam com a eficiência industrial.

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