Apesar de inseridas em um mercado cada vez mais competitivo, muitas empresas ainda não sabem como implementar a gestão da qualidade. Se bem aplicada, a estratégia tem o potencial de otimizar e aumentar a eficiência de processos.
Resumidamente, a ferramenta é imprescindível para negócios que visam reduzir custos, melhorar a produtividade e se destacar no mundo corporativo.
Por outro lado, a falta de controle sobre a qualidade das operações é capaz de arruinar seus resultados! Então, para não correr esse risco e descobrir como colocar em prática a metodologia, leia o post completo.
Qual a definição de gestão da qualidade?
De forma simplificada, a gestão da qualidade é uma abordagem estratégica responsável por estimular a adoção de medidas voltadas ao controle de qualidade dos processos da empresa.
Seu objetivo principal é a melhoria do produto ou serviço ofertado pela corporação, garantido a satisfação do cliente.
De tal modo, é fundamental que gestores empenhados em transmitir credibilidade e se posicionar bem diante do mercado, implementem a ferramenta.
Conheça os 8 pilares da gestão da qualidade
Antes de explicarmos como implementar a gestão da qualidade, é primordial que você saiba quais são os 8 pilares sobre os quais a estratégia se sustenta.
Confira abaixo:
- Foco no cliente;
- Liderança proativa;
- Melhoria contínua;
- Decisão baseada em fatos;
- Boa relação com os fornecedores;
- Visão sistêmica;
- Gerenciamento de processos;
- Engajamento da equipe.
Como implementar a gestão da qualidade em 5 passos?
Agora sim, em apenas 5 passos vamos te mostrar como implementar a gestão da qualidade na sua empresa e torná-la mais competitiva no mercado.
1. Crie um planejamento
Toda estratégia que se preze, começa por um bom planejamento. Por isso, saiba que esta etapa é um requisito básico e deve ser cumprida com atenção para que os próximos passos tenham eficácia.
Assim sendo, tenha em mente que o plano da qualidade é um documento que deve ser específico para cada produto, serviço ou atividade.
Dessa forma, inicie detalhando quais são os fatores e processos da organização que serão avaliados. Procure focar naqueles que têm maior impacto no resultados gerais da empresa.
2. Envolva todos os colaboradores
Para que um projeto de gestão da qualidade possa ser considerado realmente eficaz, é indispensável que cada colaborador se sinta responsável pela melhoria visada.
Em outras palavras, é preciso que todos estejam engajados na missão.
Algumas empresas, por exemplo, apostam em oferecer benefícios a funcionários que trazem novas ideias e melhorias aos processos.
Além disso, investir na comunicação clara e em treinamentos constantes também faz toda diferença.
3. Defina produtos e processos
O terceiro passo se aplica, principalmente, a empresas que contam com um grande mix de produtos ou muitos processos. Pode ser inviável pensar em aplicar a gestão da qualidade para todos eles ao mesmo tempo.
De tal maneira, o ideal é selecionar os produtos ou a família de produtos que mais impactam nos resultados do negócio. Para conseguir identificá-los, você pode usar o método da Curva ABC.
4. Selecione um método
Adotar a metodologia correta é uma das decisões mais importantes da gestão da qualidade total. Logo, o sucesso (ou fracasso) da estratégia dependerá diretamente dessa escolha.
Dentre os métodos existentes, podemos citar:
- Benchmarking;
- Ciclo PDCA;
- ISO 9000;
- Just in time (JIT);
- Kaizen;
- Análise de Pareto.
5. Analise os indicadores
Por fim, é essencial que os indicadores sejam acompanhados de perto periodicamente, a fim de monitorar o desempenho empresa com relação aos produtos e serviços.
Assim sendo, identifique os índices que serão analisados com base não só no número de clientes e nos custos de aquisição, por exemplo. Selecione também aqueles mais específicos, capazes de mensurar outros aspectos importantes.
Depois de definir quais serão eles, é necessário que você estabeleça a periodicidade com que a análise ocorrerá, como será feita a coleta de dados e quem irá interpretá-los.
Feito isso, todas as informações que você precisa já estarão nas suas mãos para serem estudadas.
A partir daí, os gargalos dos processos serão expostos e a tomada de decisão será facilitada.
Por que implementar a gestão da qualidade na sua empresa?
Sabendo como implementar a gestão da qualidade na sua empresa, será possível obter diversos benefícios, como:
- Padronização e melhoria dos processos;
- Redução de custos;
- Redução de retrabalho;
- Menos desperdícios;
- Fortalecimento da marca;
- Aumento dos lucros;
- Destaque no mercado consumidor e investidor.
Portanto, colocando em prática os passos recomendados neste conteúdo, as chances de sucesso crescem exponencialmente.
Não à toa, as medidas adotadas no sistema de gestão da qualidade são tidas como elementares para qualquer negócio que procura ser referência no mercado.
Por isso, pare de tomar prejuízo com operações falhas e, muitas vezes, onerosas e imprecisas. Adote a gestão da qualidade na sua empresa agora mesmo!
Assim, os resultados que você tanto almeja e trabalha para atingir serão alcançados.
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