A gestão de matéria-prima é fundamental para as organizações e para a sociedade em geral, já que os insumos são a base para os processos de transformação industrial.
A qualidade final de cada produto depende muito da qualidade da matéria-prima, bem como de suas condições de armazenamento.
De tal forma, processos inadequados ou inexistentes podem comprometer o resultado do produto final, fazendo com que a empresa perca credibilidade, insumos e dinheiro.
Segundo uma matéria da Valor Econômico, a escassez de matéria-prima deve continuar em 2022, sendo um fator limitante para a indústria.
Sendo assim, o controle de qualidade da matéria-prima pode melhorar a performance da indústria e atenuar os impactos em diversas frentes, como controle de estoque, planejamento de compras e redução de custos.
No post de hoje, você entenderá o que é controle de matéria-prima e como ele é realizado.
O que é controle de matéria-prima?
Também chamado de controle de qualidade de matéria-prima, este é um processo que visa reconhecer o real estado da matéria-prima e prezar pelo seu bom uso.
Todo tipo de matéria-prima deve passar por um rigoroso processo de controle, que é muito importante para garantir sua qualidade final.
Cada tipo de material, alimento ou recurso natural tem uma finalidade diferente, mas é necessário ter os devidos cuidados para garantir o melhor aproveitamento.
Assim, o gerenciamento de matéria-prima tem como principal objetivo evitar o desperdício, otimizar o uso dos insumos e evitar a deterioração.
Além disso, com um bom controle de matéria-prima é possível aumentar a lucratividade da empresa, conseguindo maior retorno financeiro sobre o investimento.
As áreas de produção, qualidade, estoque e suprimentos devem estar integradas e possuir uma comunicação cada vez mais fluida, a fim de garantir que o controle de qualidade seja feito de forma eficiente.
Quais os benefícios do controle de matéria-prima?
A produção é somente uma das áreas favorecidas pelo controle de qualidade de matéria-prima.
A empresa se beneficia de melhorias no estoque, em vendas, compras e até no transporte.
Entre os benefícios do controle de matéria-prima, os principais são:
Previsão de compras
A empresa é capaz de realizar uma previsão de compras muito mais eficaz, uma vez que terá um histórico de vendas de determinado insumo.
Assim, torna-se possível entender a relação entre vendas e determinados períodos do ano, permitindo que o gestor realize compras com maior precisão.
Prazos de entrega
Ao gerenciar os insumos corretamente, a gestão tem uma noção muito melhor do que precisa ou não ser comprado.
Dessa forma, é possível manter um controle de estoque mais eficaz, identificando a necessidade de reabastecimento de determinado insumo antes que ele se esgote.
Isso resulta em uma capacidade muito maior de cumprir prazos de entrega com qualidade.
Capacidade de produção
A capacidade de produção pode ser otimizada com base no controle de matéria-prima, já que a operação terá maior respaldo da gestão.
Com um estoque preciso e uma visão clara da matéria-prima disponível, os processos produtivos podem ser ajustados para aproveitar todos os recursos disponíveis.
Flexibilidade na produção
Também é possível alcançar uma alta flexibilidade nos processos produtivos, graças à visão realista do gestor sobre os insumos.
Se a produção tiver que ser ajustada para atender determinada demanda, o gestor imediatamente saberá se é possível ou não prosseguir com os planos.
Isso evita estresse futuro com prazos, entregas e qualidade no atendimento.
Performance dos fornecedores
Outro benefício do controle de qualidade de matéria-prima é a visão real sobre a performance de cada fornecedor.
A empresa passa a entender quais fornecedores conseguem atender à demanda com mais qualidade e rapidez.
Redução de custos
O controle de estoque e a gestão da matéria-prima permitem que a produção seja planejada de acordo com as reais necessidades da organização.
Isso é possível graças ao histórico de movimentações que pode ser analisado para descobrir as necessidades de determinada demanda.
Assim, a empresa não gasta mais do que o necessário para uma entrega, evita o retrabalho e também o desperdício. Tudo isso gera redução de custos.
Aumento da produtividade
Fica fácil entender como a produtividade aumenta quando realizamos o controle de matéria-prima.
Tendo todas essas informações em mãos, o gestor consegue tomar decisões de forma mais ágil e pautada em dados reais.
Todo o gerenciamento das atividades da indústria fica mais rápido, uma vez que a gestão já sabe como proceder e o que fazer para otimizar a produtividade.
Como fazer o controle de matéria-prima?
Agora, vamos ver algumas dicas para realizar um bom controle de matéria-prima.
Mantenha uma lista de materiais sempre atualizada
O primeiro passo é sempre saber o que é necessário para suas atividades.
Por exemplo, você sabe que, para vender soja ensacada, você precisa da matéria-prima, que é a soja, e também da embalagem.
Esse é um exemplo simplificado, mas você saberá o que precisa de acordo com a sua necessidade.
Faça uma lista dos insumos e produtos semiacabados e acabados, o que permite ter uma visão mais clara do que precisa ser comprado. Mantenha essa lista sempre atualizada.
Planeje os processos
Para planejar o processo, seja de transformação ou um simples ensacamento, você precisa entender:
- Qual a quantidade necessária?
- Qual a data de emissão?
- Qual a data de entrega?
- Como é o roteiro de produção?
- Quais são os materiais e insumos necessários?
Com essas informações organizadas e visíveis, fica muito mais fácil planejar os processos a fim de cumprir os prazos de entrega.
Sem esse planejamento, porém, há um risco muito grande de perda de recursos, retrabalho e até mesmo perda de clientes.
Mantenha um bom relacionamento com todas as partes
A forma como você se relaciona com as partes envolvidas no seu processo é fundamental.
Sem um bom relacionamento, você encontra diversas barreiras que podem te fazer perder tempo e dinheiro.
As melhores vantagens estão reservadas aos melhores parceiros de negócios. Então, preste atenção a esse fator.
Preze pela eficiência
A eficiência industrial está entre os mais importantes indicadores de uma boa performance.
Ela deve sempre ser buscada até mesmo por indústrias que já se acham eficientes, já que é um processo evolutivo contínuo.
Inclusive, existem diversos erros e falhas que comprometem a eficiência da indústria, prejudicando sua capacidade de entrega e a qualidade do produto final.
Isso pode ser traduzido em perda de recursos, insumos, tempo e dinheiro. Portanto, é essencial trabalhar na gestão industrial para buscar a eficiência sempre.
Aproveitando, saiba quais são os 8 erros que acabam com a eficiência industrial e livre-se desse mal.