A preocupação com o meio ambiente tem se tornado cada vez mais evidente e necessária. Consequentemente, rever processos, adotar práticas ecológicas e usar embalagens sustentáveis são medidas que as marcas têm implementado.
As empresas têm começado cada vez mais a investir em embalagens sustentáveis, pois os impactos podem fazer a diferença não apenas para o meio ambiente, mas também para os negócios como um todo.
As embalagens de plástico comum já não são mais tão bem aceitas e a tendência é de que cada vez mais o consumidor veja a necessidade de adaptação.
De acordo com uma matéria da ES Brasil, 86% dos consumidores com menos de 45 anos mostraram estar dispostos a pagar até mais por embalagens sustentáveis.
Por isso, no post de hoje você vai saber mais sobre as opções disponíveis para acondicionar produtos gerando menos danos ao meio ambiente.
Além disso, também vamos te contar quais são as vantagens que as embalagens sustentáveis proporcionam às marcas.
Fique por aqui até o final!
O que é uma embalagem sustentável?
Basicamente, a embalagem sustentável é considerada aquela produzida a partir de material orgânico e renovável. Conhecida como biodegradável e reciclável, seu principal propósito é reduzir, ao máximo, os impactos ambientais.
Felizmente, a tecnologia e as pesquisas têm avançado, possibilitando o desenvolvimento de embalagens fabricadas com papel reciclado, fécula de mandioca, milho e outras matérias-primas menos nocivas à natureza.
Quais os tipos de embalagens sustentáveis?
A cada dia que se passa, as empresas que se conscientizam e decidem usar embalagens sustentáveis encontram maior facilidade. Isso porque, inúmeras possibilidades estão disponíveis e a seguir citaremos quatro delas.
1. Embalagem de fibra de coco
Diferente da maioria dos plásticos, a fibra de coco não oferece riscos à saúde. Logo, as embalagens produzidas com o material são usadas, em geral, para embalar comidas prontas, frescas ou congeladas.
Além do mais, elas podem ser recicladas ou descartadas sem oferecer prejuízos à natureza e sua produção exige pouca matéria-prima.
2. Embalagem de plástico poliácido láctico (PLA)
O PLA é um tipo de plástico biodegradável que pode ser usado para acondicionar alimentos e cosméticos, por exemplo. Sua produção ocorre através da fermentação de vegetais como milho e mandioca, a qual é realizada por bactérias.
Desse modo, a opção obtida de fontes renováveis é reciclável e se descartada de forma correta, pode ser facilmente degradada pela água.
3. Embalagem de vidro
As embalagens de vidro não liberam substâncias tóxicas, podendo ser recicladas ou reutilizadas, o que faz com que elas sejam consideradas altamente sustentáveis.
Inclusive, segundo alguns estudos, a cada 10 embalagens de vidro, 4 são recicladas. Como resultado, os custos com produção de novas embalagens são reduzidos e o material ganha maior vida útil.
4. Embalagem de alumínio
Também consideradas extremamente sustentáveis, as embalagens de alumínio possuem elevada taxa de reciclagem.
Em 2017, de acordo com a ABAL — Associação Brasileira do Alumínio —, 97,3% das latinhas produzidas no Brasil foram recicladas.
Um grande feito, tendo em vista que o alumínio reciclado consome apenas 5% da energia que seria consumida para produzir a mesma quantidade de alumínio primário.
Leia também:
O que é controle de matéria-prima e como realizar?
Eficiência Industrial: 8 erros que acabam com a produtividade
Como o plástico pode ser substituído?
Usar embalagens sustentáveis é um passo imprescindível para marcas que procuram se destacar. Afinal, a inovação sustentável é uma realidade que não pode ser ignorada por quem deseja ter um nome respeitado no mercado.
Porém, muitas empresas ainda encontram dificuldades ao tentar substituir um dos maiores carrascos do meio ambiente: o plástico descartável!
Entretanto, existem diversas alternativas simples e baratas, como é o caso do papel. Sempre que possível, o ideal é dar preferência a ele, tendo em vista que a celulose é um material biodegradável.
O plástico-bolha, por exemplo, pode ser facilmente substituído por jornal. Outras soluções interessantes e mais sustentáveis que merecem destaque são:
- Fita Gomada;
- Papel Manteiga;
- Papel Kraft;
- Espuma Biodegradável.
Cada detalhe importa e, certamente, salta aos olhos de clientes e investidores verdadeiramente preocupados com a causa ambiental. Então, pense nisso!
Por que é vantajoso usar embalagens sustentáveis?
Como se não bastasse o benefício inestimável revertido em favor do meio ambiente, as embalagens ecológicas ainda podem proporcionar vantagens significativas para as empresas que as adotam.
Acompanhe as principais:
Redução de custos
Os materiais considerados menos nocivos à natureza (como o próprio papel) costumam ter custos reduzidos no mercado, pois para serem produzidos não demandam matéria-prima de primeiro uso.
Não à toa, um dos pilares da sustentabilidade é a economia, ou seja, o material deve ser viável e prever a economia de recursos naturais tanto quanto financeiros.
Fortalecimento da marca
Usar embalagens sustentáveis também é uma excelente estratégia de marketing, já que a marca passa a ser vista como consciente, engajada e responsável.
Como consequência, ela se destaca das demais e ganha evidência, transmitindo credibilidade aos clientes. Vale ressaltar que cada vez mais pessoas alegam deixar de comprar de empresas que desrespeitam o meio ambiente.
Potencializa investimentos
Diante de uma reputação de excelência, não é difícil concluir que mais investidores são atraídos pela marca, não é mesmo?
A propósito, uma forte tendência, considerada uma espécie de pré-requisito para algumas aplicações financeiras, são as práticas ESG (“Environmental, Social and Governance”, em português, “Ambiental, Social e de Governança”).
Dessa maneira, ao assumir um compromisso público com a sustentabilidade, maiores oportunidades de investimento no seu negócio podem surgir!
Qual a importância do processo de ensacamento nisso tudo?
Embora a decisão de adotar embalagens ecológicas seja importante, é preciso mais do que isso para alavancar os resultados de uma empresa.
Assim que a embalagem ideal para o seu produto for selecionada, o próximo passo é estabelecer um processo eficiente de ensacamento. Tendo como intuito a distribuição rápida e eficiente, é fundamental contar com estratégias de otimização.
Portanto, para ganhar velocidade, mas sem prejudicar a qualidade das embalagens e, muito menos, dos produtos, confira o que precisa ser considerado:
Seleção adequada dos equipamentos
Cada tipo de produto e de embalagem demanda um empacotamento específico. Por isso, é indispensável ao sucesso da empresa que os equipamentos corretos sejam selecionados para executar o ensaque.
Entender quais são as especificidades da sua marca e do pacote que você escolheu usar é essencial e a indústria precisa de adequar, contando com empacotadoras que atendam diferentes necessidades.
Modernização do maquinário
Apesar das máquinas presentes em algumas fábricas serem adequadas quanto à utilização, os equipamentos são defasados. Impossibilitando, assim, que a produção seja escoada com maior agilidade e eficiência.
De tal forma, contar com maquinário atualizado, moderno e com a manutenção em dia é uma etapa que não dá para abrir mão.
Nesse sentido, a Embrasack oferece soluções de altíssima tecnologia para ensacar e paletizar produtos. Além disso, a empresa ainda elabora e executa projetos de equipamentos especiais para atender às particularidades de cada cliente.
Em síntese, usar embalagens sustentáveis e aplicá-las aos seus produtos nunca foi tão fácil!
Dê um passo ainda maior e conheça a ensacadeira Embrasack para alavancar seus resultados!