Não é novidade para ninguém que prezar pela satisfação dos clientes é essencial a qualquer empreendimento de sucesso. Nesse sentido, a importância da gestão da qualidade deve ser o foco das atenções.
Isso porque é através dos processos de melhoria implantados pela empresa que soluções serão apontadas, a fim de manter o desempenho esperado de produtos e serviços.
Portanto, acompanhe o post de hoje e entenda a importância desse controle em sua organização!
O que é gestão da qualidade?
A gestão da qualidade é uma ferramenta estratégica que visa controlar os processos organizados, promovendo a melhoria contínua de produtos e serviços oferecidos por uma empresa.
Desde as finanças até a tratativa de dados e controle de estoque, a gestão da qualidade busca garantir a satisfação e a superação das expectativas dos clientes.
Em síntese, o sistema de qualidade envolve toda a equipe. De tal modo, cada colaborador deve ser visto como parte indispensável de um organismo totalmente integrado.
Na prática, qual é o objetivo da gestão da qualidade?
Vamos imaginar um supermercado de sucesso que apresenta ótimos preços, produtos e atendimento. De um mês para o outro as vendas começam a cair sem motivo aparente e os clientes passam a reclamar da empresa.
E aí, como identificar o problema?
Como saber o que fazer para reverter a situação?
Infelizmente, o caso hipotético acontece aos montes todos os dias. E, na maioria esmagadora das vezes, porque as empresas não reconhecem a importância da gestão da qualidade.
O objetivo da gestão da qualidade é garantir a previsibilidade das vendas e o aperfeiçoamento dos processos. Afinal, apenas pode ser corrigido e aprimorado aquilo que é controlado e medido.
Como funciona a gestão de qualidade?
A gestão da qualidade tem como base um conjunto de normas que serve para orientar as empresas na sua implementação. Os padrões e conceitos utilizados são definidos pela American Society for Quality (ASQ), presente em mais de 130 países.
Por meio de um QMS — sigla em inglês que significa “Sistema de Gestão da Qualidade” — é possível coordenar e direcionar as atividades de uma corporação. Facilitando, assim, que as exigências regulatórias sejam atendidas.
Como referência, é utilizada a norma ISO 9001:2015, a qual determina os requisitos necessários para um sistema de gestão da qualidade funcione.
Qual a importância da gestão da qualidade?
Implementar a gestão da qualidade é importante para buscar a melhoria do desempenho dos profissionais, métodos, produtos e do ambiente de trabalho como um todo.
Diante de um mercado cada vez mais competitivo, oferecer um produto ou serviço mediano não basta. O cliente espera se surpreender de forma positiva, tendo suas expectativas superadas.
Logo, quem deseja se destacar da maioria, deve entregar mais do que a concorrência!
Além disso, estratégias já passaram a ser implementadas pelas empresas, tendo como intuito superar dificuldades do mercado, tais como:
- Modelos de gestão ultrapassados;
- Processos lentos, sem eficiência e instáveis;
- Posturas e comportamento inflexível, que impossibilita o desenvolvimento;
- Falta de controle sobre recursos;
- Má administração de estoque;
- Falta de controle sobre os processos de logística;
- Produtos abaixo do padrão de qualidade ou fora do escopo inicial pretendido.
Felizmente, muitos desses problemas podem ser sanados adotando a gestão da qualidade.
Conheça 5 vantagens da gestão da qualidade
Embora a importância da gestão da qualidade esteja bastante evidente, vale ressaltar mais alguns benefícios advindos da adoção correta e eficaz do sistema.
Confira a seguir!
1. Aumento da satisfação dos clientes
A primeira vantagem, conforme já mencionamos, diz respeito ao aumento dos níveis de satisfação dos clientes. Sem falar, é claro, das taxas de fidelização que também se elevam, já que os consumidores têm suas necessidades atendidas.
2. Redução de custos operacionais
O sistema de gestão da qualidade torna os processos de produção mais eficientes, reduzindo, consequentemente, os custos operacionais. A quantidade de retrabalho, refugo e desperdício em uma empresa pode diminuir drasticamente.
3. Aumento da produtividade
Com o significativo aprimoramento dos métodos e das atividades, a produtividade dos colaboradores também passa a ser maior, melhorando ainda, os índices motivacionais da equipe.
4. Maior visibilidade no mercado
Não é difícil prever que através da integração dos três benefícios anteriores, a empresa conquista mais espaço, ganhando maior visibilidade e se destacando da concorrência.
5. Aumento dos lucros
Atuando de forma mais eficiente, sendo competitiva no mercado e reduzindo custos de produção, o que acontece? Isso mesmo, os lucros sobem! Portanto, para crescer e ter bons resultados, uma boa gestão da qualidade é fundamental.
Para concluir, é importante frisar que cada item, cada tarefa e cada indivíduo dentro da sua empresa impacta nos seus resultados.
De tal maneira, é imprescindível avaliar detalhes com a máxima atenção, conhecer os processos, identificar falhas e pontos que podem ser melhorados.
Assim, ficará claro que você compreendeu a importância da gestão da qualidade e aprendeu como aplicá-la!
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